sexta-feira, 17 de abril de 2009

Padrão incorreto de beleza.

A cada dia aumentam os casos graves de jovens mulheres que morrem em decorrência ao padrão incorreto de beleza, com tudo a sociedade ainda conserva esse biotipo, causando mortes frequentes.
Adolescentes do sexo feminino e masculino entre 15 e 25 anos e mulheres, cerca de 95%, são afetados pela anorexia nervosa (disfunção alimentar), que é caracterizada pelo baixo peso corporal e extresse físico aderidos por componentes psicológicos, fisiológicos e sociais, que causam desordem no comportamento natural do indivíduo levando até a morte, segundo pesquisa realizada pela Secretária de Saúde.
Através da anorexia aparecem várias outras doençãs e a maios frequente é a bulimia, causada também pelo sentimento de culpa de comer axageradamente, causando a compulsividade e o destúrbio alimentar excessivo, e como exemplo desses fatores temos recentemente a morte da jovem Ana Carolina, que queria ser modelo e aderiu a moda “ anorexmodel”.
A indústria da moda e a imprensa tem muita culpa nisso. A super valorização da magreza é uma coisa absurda . Querem transformar as meninas em "cabides andantes", para não concorrer com a roupa. E hoje em dia é isso que elas parecem mesmo: cabides.Em desfile de moda que se vê na TV, das grandes grifes, as modelos parecem todas doentes e flutuando de tão magras, parece que tem que amarrar uma pedra no pé pra não voarem.Só que a gente nem pode falar, que já fica sob suspeita de estar fora do peso.

Essas meninas se iniciam nessa "carreira" com 12, 13 anos, novinhas demais pra saberem se cuidar, aí sofrem pressão de todo mundo pra virar um esqueleto, algumas acabam ficando anorexicas.

Saída pra isso tá fácil, pressão encima da indústria da moda e da imprensa, para não valorizar mais os esqueletos andantes.Parece que alguma coisa já anda sendo feita, pelo menos na Semana de Moda da Espanha já teve algo, onde um grupo de representantes da indústria da moda que tem a sua sede em Nova Iorque, tinha estabelecido um conjunto de regras a serem observadas sobre o que considera ser um peso saudável e as refeições que devem ser servidas às modelos nos bastidores.

3 comentários:

  1. Essa questão de padrão de beleza chega a ser cruel com quem não está dentro de tais moldes. Lembro que, quando era criança, na minha cidade, a moda era ser gordinha. Sofri bastante durante minha infância e parte da adolescência por não ter uns "quilinhos à mais". Nunca poderia imaginar que a coisa se inverteria.

    ResponderExcluir
  2. Sou avesso à padrão de beleza. Defendo,sim, a manutenção da saúde, com visita regular ao médico, boa alimentação e atividade física bem orientada. Se o problema é de ordem emocional, cabe orientação psicológica. Todos nós somos passíveis de sofrermos os efeitos de frustrações mal-resolvidas e, com isso, assumirmos uma culpa imaginária pelo fato de não atendermos aos ditames estéticos em voga.

    ResponderExcluir
  3. Esse padrão de beleza é perverso, e a sociedade por sua vez é perversa, já que sómos nós que ditamos esse padrão. É lamentável saber de notícias sobre meninas que ficam tão sedentas em se encaixarem nesse padrão que acabam arriscando a vida, e contraindo doenças tão graves como a anorexia, bulimia...entre outras.
    Até quando vamos conviver com esse tipo de situação? Não vejo mudança no comportamento da sociedade, mas vejo muitas famílias lamentando por conta de suas meninas adoentadas.

    ResponderExcluir