terça-feira, 24 de março de 2009

Água: Socorro! Até quando?





Quando falamos de água nos vem logo à cabeça: Como viveríamos sem ela? Com o decorrer dos anos o excessivo uso da água pelo homem aumentou a degradação ambiental e poluição. O problema atual e do futuro de escassez de água na maioria dos países, estão mais ligados à qualidade do que à quantidade de água disponível. A água existe, porém encontra-se cada vez mais em falta devido o seu mau uso.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce superficial do planeta, segundo fontes. Essa água, no entanto, encontra-se distribuída de forma irregular no nosso país e este fato, retoma a má administração da água, em especial nas regiões urbanas, onde a população não se preocupa com conseqüências que venham surgir
Para avaliar a situação do abastecimento no País é necessário considerar outros aspectos, como a população efetivamente atendida, a quantidade de água tratada e distribuída, os tipos de tratamento utilizados, as redes existentes e sua manutenção, a incidência de racionamento de água e as perdas de água.
A ampliação do acesso à água devidamente tratada deve ser encarada como prioridade e ser acompanhada de programas de redução de perdas nas redes. Estima-se que o desperdício de água nos sistemas públicos de abastecimento seja de 45% do volume ofertado. Para a redução dessas perdas são necessários programas que envolvam fiscalização de ligações clandestinas, substituição de redes velhas, manutenção de hidrômetros, pesquisas de vazamento, entre outros procedimentos.
De acordo com o filme Mad Max, estrelado por Mel Gibson, mostrava a luta por água potável. O caos previsto pelo filme não é tão distante como parecia. Na entrada do novo milênio, a escassez de água tem sido o tema principal nas mesas de discussões sobre o futuro da humanidade. Bruscas mudanças climáticas têm causado surpresas no mundo inteiro. Hoje, o aquecimento global é uma realidade e o grande desafio é prover água potável e Saneamento Básico à humanidade.
Além das medidas estruturais para minimizar as perdas nas redes, é necessário a fiscalização de usos e da ocupação nas áreas de mananciais, de forma a evitar a degradação das fontes de água, juntamente com campanhas de esclarecimento da população sobre o adequado uso deste importante recurso natural. Para viver bem, cada pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia. Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros. Esse fenômeno está diretamente ligado ao crescimento demográfico e à mudança na intensidade de consumo, por isso devemos nos conscientizar se não vamos morrer de sede... E aí como vai ficar o nosso planeta?
Entre na campanha que está circulando por aí, e seja mais um defensor da natureza,DO NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, economize na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar o carro, a varanda, as calçadas, e, principalmente, não poluam os nossos rios. Pois este é um dos únicos jeitos que possamos dar para que, quando olharmos de cima o nosso planeta Terra, não vermos somente um planeta seco e sem vida!.

5 comentários:

  1. A água é bem mais precioso da humanidade, gostei do link com o filme Mad Max.Ele realmente reflete o caos de uma sociedade sem agua

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as pessoas só irão se conscientizar quando abrirem as torneiras e não cair nem um pingo de água. Não entendo pq ao invés de serem prevencionista, insistem no imediatismo.
    Vamos ver se com essas campanhas que estão sendo veículadas por aí, as pessoas comecem a não desperdiçar esse líquido tão precioso.

    ResponderExcluir
  3. Nós, baianos, somos privilegiados no tocante aos lençois de água e não nos despertamos para isso. Basta verificar o número de fontes espalhadas pela cidade, ou mesmo áreas de córrego, aterradas para darem espaço a espigões. Até agora, não contamos com nenhuma iniciativa concreta para tratar os dejetos intra e extradomiciliar, sem despejá-los nos rios que corta a cidade.

    ResponderExcluir
  4. A qualidade e a quantidade de água do nosso planeta é tema de discussões em todo o mundo. No entanto, medidas drásticas precisam ser tomadas para impedir a extinção desse recurso natural indispensável para sobrevivência.
    "Quem não economiza água não tem um pingo de consciência"

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o desperdício de água se dá pelo fato de muitos de nós não termos consciência de que ela é um bem limitado. Quando as coisas estiverem piores, em termos de redução de quantidade de água, aí sim, vamos nos preocupar.

    ResponderExcluir